O que é um implante dentário
Implante dentário é um pino de titânio colocado dentro do osso, logo abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o novo dente.
Indicações do implante dentário
O implante dentário é indicado em casos em que o paciente já perdeu o dente ou esse dente não apresenta condições de ser recuperado e precisa ser extraído.
É muito comum os pacientes irem ao consultório com dentes esteticamente feios ou estragados querendo extrai-los para fazer implantes dentários. É muito importante que saibam que existem vários outros métodos mais indicados para se recuperar a estética dentária e mesmo para se recuperar um dente que esteja com problemas (coroas, lentes de contato dental, entre outras) do que a extração e colocação de implantes.
Contraindicações
Quem pensa em realizar a colocação de implantes dentários precisa apresentar um bom estado geral de saúde. Se tiver diabetes, pressão alta ou alguma doença crônica, mas tem acompanhamento médico, toma sua medicação de forma regular, podem realizar o procedimento.
Em casos mais específicos, é normal o dentista entrar em contato com o médico e juntos avaliarem a melhor forma para que a colocação dos implantes dentários seja possível.
O implante dentário apenas é contraindicado em dois casos: Crianças e jovens que não tenham seu ciclo de crescimento ósseo finalizado, pois os implantes após a osseointegração não mudam mais de posição, não acompanhando o crescimento da face, sendo que os dentes e a face irão se movimentar para a frente e o implante ficara para trás. Mesmo assim, já existem atualmente algumas propostas clínicas para essa situação, mas ainda acho que precisam de mais estudos
Também é preciso muita atenção em pacientes que se utilizem de medicamentos da classe dos bifosfonatos, que são fármacos utilizados em doença de Paget, neoplasias malignas e alguns casos de osteoporose. Essa medicação inibe a remodelação óssea, e apesar de não existir um consenso na literatura, tem sido associada a necrose óssea, com uma solução muito difícil, caso ocorra.
Exames necessários para colocar um implante dentário
Para se colocar implantes dentários, precisamos saber como está a situação do osso que está abaixo da gengiva e para isso é fundamental uma radiografia panorâmica ou uma tomografia computadorizada.
Radiografia panorâmica: mostra ao dentista a situação do osso, sendo possível avaliar a altura desse osso, mas não sua largura.
Tomografia computadorizada: com este exame o dentista consegue saber com exatidão, a altura e a largura desse osso.
Também é recomendável que se solicite exames complementares, para saber a situação de saúde do paciente, é importante sabermos se existe alguma alteração em taxas de glicose, infecção, entre outras.
Como um implante dentário é colocado
Atualmente existem basicamente duas formas de se realizar a cirurgia para colocação de implantes dentários, sendo que primeira dessas formas nos permitem escolher 2 tipos de procedimento após a colocação dos implantes e a segunda forma, mais sofisticada, nos permite algo mais moderno.
Cirurgia de implante dentário tradicional
A forma tradicional de colocação de implante é aquela em que o paciente faz uma tomografia computadorizada, a cirurgia é planejada no computador antes de realiza-la na boca, para que o profissional saiba de antemão tudo de bom e de ruim que possa acontecer no momento da cirurgia e como resolver os problemas avaliados, caso ocorram.
Neste caso anestesia-se o paciente, com anestesia normal, a mesma que se usa para remover cáries. Após isso, é feita uma incisão com o bisturi, para ter visão da área óssea onde pretende-se instalar os implantes. Depois eles são colocados e realiza-se as suturas para unir novamente um bordo da gengiva ao outro.
Após este processo, aguarda-se de três a quatro meses na região superior e cerca de dois meses na região inferior para que os dentes definitivos possam ser colocados.
Vou ficar sem dentes enquanto espero os implantes integrarem ao osso?
Não, essa é uma preocupação muito comum em pacientes que perderam ou irão perder dentes. Existem trabalhos provisórios que ficarão na sua boca enquanto espera a integração dos implantes com o osso, esses trabalhos são muito estéticos e já servem como uma base de como ficarão seus dentes definitivos, ou seja, você nunca saíra do consultório sem dentes muito bonitos, apesar de provisórios.
Cirurgia de implante guiada
A cirurgia guiada é a colocação dos implantes totalmente planejados no computador. Este projeto é enviado para uma empresa que através de impressoras 3D fazem uma guia cirúrgica precisa para que possamos colocar os implantes na posição exata em que foram propostos na cirurgia feita no computados, sem precisar fazer incisões (cortes), pois os implantes são colocados apenas através de um pequeno furo na gengiva. Como o cirurgião já sabe a posição exata de cada implante, isso permite que os dentes sejam confeccionados antes mesmo da cirurgia e colocados na mesma hora.
Resultados esperados
Muitos pacientes se perguntam se existe alguma forma de saber como será o resultado final do implante dentário. Existem duas formas que chegam muito perto da realidade:
Confecção de dentes provisórios.
O paciente nunca deve sair do consultório sem dentes, mesmo que provisórios, e neste processo ele pode escolher se quer estes dentes um pouco mais claros ou mais escuros, se prefere um dente maior ou menor e as alterações são feitas até que ele fique satisfeito. Baseado nesses dentes provisórios, escolhe-se onde e como colocar os implantes, para que as coroas definitivas sejam uma cópia do que foi escolhido de comum acordo entre profissional e paciente.
Planejamento do implante no computador
Outro método mais recente é fazer as alterações dos dentes no computador, até chegar em algo que o paciente e dentista estejam de acordo. Com isso realizado, envia-se para o laboratório de prótese, que faz as alterações que fizemos nos seus dentes do computador em um modelo de gesso com exatidão. Com isso, é feita uma moldagem dele e levamos uma moldeira em sua boca com uma resina chamada bisacrilica e em poucos segundos você consegue ver na sua boca como ficarão os dentes confeccionados pelo laboratório ao final do tratamento.
Tempo de duração da cirurgia
O tempo médio para colocação de um implante dentário varia em torno de uma hora a uma hora e meia e se o paciente for fazer mais de um, podemos acrescentar 30 minutos para cada implante a mais.
Em pacientes que irão receber vários implantes dentários, a cirurgia pode ser feita em uma única sessão ou dividida em mais de uma.
Uma outra possibilidade que deve sempre ser avaliada em casos de tratamentos extensos ou pacientes que deixam de fazer o tratamento por medo é a realização da cirurgia com sedação, realizada com o auxílio de um médico anestesista no próprio consultório ou com o uso de centro cirúrgico hospitalar, onde o paciente entra de manhã e sai do hospital ao final da tarde, com o implante realizado.
Cuidados antes do procedimento
É importante que o paciente tenha alguns cuidados antes da cirurgia. O primeiro e mais importante é que ele não tenha dúvidas do que será feito, do porquê será feito, o que pode ocorrer de bom e de ruim e o que o profissional fará caso ocorra alguma falha. Isto quer dizer, que o paciente não deve ter vergonha em perguntar todas as suas dúvidas e principalmente, que ele entenda as respostas.
É muito normal que familiares e amigos do paciente que irá se submeter a um trabalho com implantes dentários, pergunte várias coisas, e fico muito satisfeito quando fui claro o suficiente para que ele saiba explicar o que e como será feito.
É importante que o paciente saiba o que será feito em caso de um insucesso, algo que pode acontecer em qualquer tipo de cirurgia, apesar de o índice de sucesso dos implantes ser em torno de 98%.
Também vale ressaltar que o paciente que não deixe de se alimentar no dia da cirurgia, com algumas horas de antecedência, pois é muito comum o paciente achar que vai fazer uma cirurgia e por isso ficar em jejum.
Cuidados após o implante dentário
O paciente que acabou de passar pela colocação de um implante dentário deve ter uma alimentação liquida e gelada nas primeiras 12 horas e depois pode ser uma alimentação pastosa, voltando a se alimentar dentro da normalidade possível para uma boca operada, após 24 horas.
O paciente deve dormir com a cabeça mais alta que o corpo e evitar ficar cuspindo ou fazer bochecho, pois isso dificulta a formação do coagulo e aumenta o risco de sangramentos desnecessários. Poderá retornar ao trabalho no dia seguinte, mas deverá ficar alguns dias afastado caso trabalhe exposto ao sol, tenha uma profissão que exija esforço físico ou necessite falar muito.
É de fundamental importância que pacientes que receberam implantes dentários tenham uma rotina estabelecida de higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Pacientes que perderam seus dentes por doenças periodontais tendem a ter o mesmo problema com a colocação dos implantes e a perda óssea continuará a ocorrer.
Quais os problemas que podem ocorrer com os implantes dentários?
Na fase inicial, pode não ocorrer a integração do implante com o osso. Nesses casos, o implante deve ser removido e colocado um outro.
Após a integração do implante ao osso e colocação dos dentes, podem ocorrer problemas periodontais, problemas na prótese, problemas nas peças que unem o implante ao dente. Esses imprevistos, podem ser minimizados com uma boa execução na realização dos trabalhos pelo profissional e uma boa manutenção da higiene bucal por parte do paciente, assim como estar ciente de que visitas regulares ao dentista após o termino do tratamento são fundamentais para a manutenção dos trabalhos.
Quem é o profissional indicado para realizar implantes dentários?
Desde a sua regulamentação como especialidade em Odontologia, os implantodontistas são os profissionais capacitados a realizarem esse procedimento, mas periodontistas e buco-maxilo também tem conhecimento técnico e científico para essa finalidade.
Dúvidas frequentes
A cirurgia para colocação de implantes dentários dói?
A cirurgia de implante, de modo geral não dói. A única parte que poderia doer é a gengiva, que estará anestesiada. Já o osso em que é feito o furo tem pouquíssimas inervações, então o paciente não sentirá dor. Mesmo assim, alguns odontologistas costumam indicar uma injeção de um anti-inflamatório potente duas horas antes da cirurgia, um analgésico para tomar apenas em caso de dor após o procedimento, um anti-inflamatório em comprimido para tomar após a cirurgia e antibiótico.
Ocorre rejeição nos implantes dentários?
Não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerente ao osso. Isso quer dizer que o organismo não percebe que algo foi colocado e por isso tenta fechar o furo feito pela broca para a colocação do implante. Quando o osso preenche esse orifício, ele trava o implante e isso é o que chamamos de osseointegração. Podem ocorrer problemas no pós-operatório devido a falhas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso e até por não seguir as recomendações dadas pelo dentista, mas não por rejeição.
Quanto tempo dura um implante dentário?
Para responder esta pergunta é preciso fazer outra: quanto tempo dura um dente? Teoricamente, um dente deve durar a vida toda, mas por algum motivo foi perdido. O mesmo poderia se aplicar aos implantes dentários, teoricamente, deveriam durar o resto da vida, mas pelos mesmos motivos que houve a perda do dente, pode haver a perda dos implantes.
Por isso visitas regulares ao dentista são necessárias após o termino do tratamento, a manutenção dos trabalhos realizados é uma das etapas do tratamento.
Os implantes importados são melhores que os nacionais?
Essa é uma das perguntas mais comuns em consultório. O melhor implante que existe, é o implante que dá certo, seja ele nacional ou importado.
Existem ótimos implantes nacionais e ótimos importados, assim como existem implantes importados que são péssimos e nacionais que também são. Todos os implantes são de titânio e todas as empresas são avaliadas e recebem uma licença para comercialização, isso deveria nos garantir a qualidade de todos.
Existe uma infinidade de marcas comerciais, nacionais e importadas e dentro de cada marca comercial uma grande variedade de tipos de implantes e superfícies desses implantes, cada uma com a sua indicação. O mais importante é o profissional ter experiência para saber qual o tipo de implante e superfície mais indicado para o seu caso e qual a marca comercial (ou marcas) que ele está mais acostumado e tenha mais confiança para trabalhar.
É desejável que o profissional explique ao paciente, qual marca de implante irá utilizar, se nacional ou importado, o tipo a superfície e o motivo da escolha. Isso deixa o paciente mais seguro, ciente do motivo da escolha.
Dra. Milena Ligoski
Especialista em Implantes e Próteses.
https://odontoligoski.com.br
https://www.facebook.com/odontoligoski