Clareamento

O clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Como todo procedimento clínico na cavidade bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista.
Antes de iniciar o tratamento clareador é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores como cáries e infiltrações, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora.

Clareamento interno

O clareamento interno costuma ser indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal. Dessa forma, a substância clareadora é colocada dentro do dente pelo profissional. O tempo de clareamento varia de acordo com o tempo que o dente está escurecido ou o motivo pelo qual o dente esta escurecido. Por isso a consulta com um profissional especializado é de extrema importância.

Clareamento externo

Este   tratamento de dentes escurecidos por meio do clareamento dental é requisitado pela maioria dos pacientes. O clareamento dental externo oferece ao cirurgião-dentista uma forma conservativa, simples e de baixo custo para melhorar a estética do sorriso. As técnicas disponíveis atualmente incluem o clareamento realizado em consultório, o clareamento caseiro e a associação de ambas.

Clareamento em consultório

Este tipo de clareamento é realizado no consultório e pode ser concluído em uma, duas ou três consultas.  Nesta modalidade de clareamento o agente clareador pode ser autoativado ou ativado por luz fria e foto ativado ou ativado por luz laser.

Clareadores ativados por luz fria usam agentes clareadores autoativados, o peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida é misturado com um agente catalizador da liberação de oxigênio no momento da aplicação do agente clareador. Este tipo de agente clareador pode ou não lançar mao do uso de qualquer tipo de fonte de luz azul para ativar o clareamento dental e assim evita o aquecimento do dente. Esses agentes clareadores autoativados também contêm agentes desensibilizantes para evitar desconforto ao paciente após a realização do clareamento dental.